22 de junho de 2013

Folhado de peitos de codorniz

Peitos de codorniz (uma embalagem)
2 cebolas grandes
cenouras
tomilho-limão
vinagre de vinho branco
1 pimento vermelho assado
sal, alho, pimenta, pimenta verde, pimenta rosa e limão

Tempere uma embalagem de peitos de codorniz com sal, alho, pimenta e limão. Deixe-os temperados de um dia para o outro.

Corte as cebolas em rodelas finas e passe-as por azeite, numa frigideira, juntamente com 2 ou 3 cenouras cortadas em cubos pequenos. Quando estiverem bem transparentes (convém deixá-las bastante tempo) junte uma boa porção de pimenta verde e rosa, grosseiramente moídas, alguns pedacinhos de bacon (a qualidade do bacon é importante, o escolhido neste caso foi o da marca Minho Fumeiro), um dente de alho esmagado, e envolva tudo.

Junte os peitos de codorniz, inteiros e previamente desossados, folhas de tomilho-limão e deixe fritar um pouco, acrescentado sempre mais tomilho.
Regue o cozinhado com vinagre de vinho branco, com abundância, mas sem exagero. Deixe evaporar e adicione um pimento vermelho assado (se não quiser assar o pimento, pode usar pimentos já assados e embalados).

Junte mais tomilho-limão (só folhas) e continue a envolver tudo durante algum tempo, pelo menos até os peitos ficarem bem corados. Desligue o lume e deixe arrefecer um pouco, de modo a que o cozinhado fique relativamente homogéneo e sem excesso de gordura.

Estenda a massa folhada formando quadrados grandes e polvilhe um tabuleiro de ir ao forno, que deve ter já posto a aquecer a 200º.
Coloque os peitos de codorniz e o resto no centro do quadrado e dobre a massa puxando cada um dos vértices para o centro. No entanto, poderá optar por qualquer outro forma que considerar adequada.

Pincele a massa com gema de ovo e leve ao forno durante meia-hora, vigiando regularmente de modo a regular a cozedura da massa a seu gosto. Aqui em casa gostamos dela, ligeirissimamente mal cozida no interior.

Acompanhe o folhado com uma salada simples e um vinho que lhe faça justiça.








Sem comentários:

Enviar um comentário