23 de agosto de 2015

convidado especial


A utilização da casta Avesso é limitada à região do Vinho Verde, particularmente na sub-região de Baião. João Afonso informa-nos, na Revista de Vinhos, que «A casta é relativamente nova. O Avesso é uma das variedades de videiras mais recentes de Portugal. Desconhece-se ainda a sua progenitura mas aceita-se que o local onde ocorreu o cruzamento natural tenha sido em Baião. É aqui que residem os poucos clones da sua pouca variabilidade genética». É reconhecidamente uma casta difícil e facilmente sujeita a maleitas. Usada com saber «consegue uma prova distinta de poder ácido e corpo. Os bons vinhos de Avesso estão de costas voltadas para a região dos Vinhos Verdes e olhos no Douro».

É o caso dos vinhos da Quinta de Covela, nomeadamente este Escolha 2012, feito com Avesso e Chardonnay (teor alcoólico 13%). É um vinho de aroma distante, altaneiro, mostrando-se seco ao primeiro contacto, com acidez equilibrada e apelo minhoto. Porém, o grande atractivo é a sua frieza granítica, a que notas florais e exóticas dão um toque final de maior proximidade. Excelente vinho.

Para o provar preparámos pequenos vol-au-vent recheados com pasta de atum, acrescentada de azeitonas verdes e alcaparras e bem regada com limão, e salmão cru cortado em pequenos pedaços, temperado com flor de sal, um fio de azeite e limão.


Sem comentários:

Enviar um comentário