23 de maio de 2015

Vinho do Porto e trufas de figo


Há já muitos anos que os tawnies da Graham's se tornaram indispensáveis na garrafeira cá de casa. São companheiros habituais de conversa, de um bom filme ou de uma série que valha a pena. Tanto assim é que, depois de um jantar, há quem pergunte pelo «tóni», que é como é carinhosamente conhecido.

Há menos anos, mas há já alguns, tomámos contacto com os produtos da Quinta da Fornalha, em Castro Marim. Gente muito simpática e civilizada, de quem gostámos imediatamente. De lá, costumamos vir carregados de especialidades algarvias como doces e chutneys, uma fantástica aguardente de figo, e de uma outra coisa incrivelmente boa: trufas de figo. Trata-se de bolo de figo com uma cobertura de chocolate e, agora, numa versão mais recente, também amêndoa. O figo adquire um centro fondant e a combinação é imperdível.

Naturalmente que imaginámos logo as trufas da Quinta da Fornalha a casarem bem com o tawny. E que feliz casamento! Um after dinner perfeito, sóbrio e requintado, que combina o norte e o sul. Um luxo.

Sem comentários:

Enviar um comentário