20 de maio de 2015

Lombinhos de porco preto

 A sofisticação das coisas simples

Uma coisa são favas com chouriço, o prato, ou melhor, a pratada. Outra é a utilização de favas numa entrada ou num acompanhamento.

Uma embalagens de favas baby congeladas. Passá-las por água quente da torneira. Esperar um pouco e retirar-lhes a pele, apertando-as entre os dedos. Leva algum tempo a completar a operação, mas a cozinha exige paciência.

Refogar em azeite um quarto (para uma embalagem pequena de favas) de cebola roxa laminada, pimento vermelho cortado em pedaços e um dente de alho. Juntar uma folha de louro, por exemplo. Temperar com flor-de-sal. Regar com vinho branco e deixar cozer, juntando mais vinho ou água sempre que necessário. Quando estiverem cozidas, escorrer e servir como acompanhamento.

Quantos aos lombinhos de porco preto, a primeira exigência é que sejam mesmo de porco preto e sejam de pequena dimensão. 
Untar a frigideira, caso se dispense o uso de assador, com azeite, de modo a não haver excesso de gordura. Aquecer bem. Colocar os lombinhos, apenas levemente temperados com flor-de-sal, durante 2 ou 3 minutos de cada lado (pode ter de ser um pouco mais, dependendo do tamanho deles, claro), virando-os bem com ajuda de um garfo, de modo a que o interior fique de cor rosada viva.

Um jantar muito simples, sem fogo-de-artifício nem banda filarmónica, mas com a sofisticação muito exigente das coisas mais simples.


Sem comentários:

Enviar um comentário