24 de setembro de 2013

Convidado especial

O Verão acabou. Acabaram os dias escaldantes em que, ao final da tarde, um copo de vinho branco sabe a recompensa e tranquilidade. Do mesmo modo, as referências aos vinhos brancos que temos provado ao longo dos últimos meses perderão o carácter sistemático. Para também nós acabarmos com o Verão.


O branco 2012 da Vinha do Bispado (CARM, Douro), a gama baixa da empresa, é um vinho muito leve e fresco a que os 5% de Moscatel Galego Branco (as outras castas são Rabigato 55% e Viosinho 40%) dão um toque adocicado e guloso. O vinho não vem mencionado na secção dedicada à Vinha do Bispado, na página da CARM - uma Casa que nos habituou há muito a vinhos de grande qualidade. Custou 2,99 €.

Nota: o Moscatel Galego Branco sempre foi utilizada no Douro (Região do Douro, entre os 500 e os 700 metros altitude, nas freguesias de Favaios, planalto Alijó e Sanfins do Douro), mas parece-nos ter hoje uma participação mais moderna na construção de alguns vinhos (provámos um Quinta de Bouçós, uma empresa nova, com características semelhantes). Encontrará mais informações específicas desta casta aqui http://www.vinetowinecircle.com/castas_post/moscatel-grano-menudo-moscatel-galego-branco/

Sem comentários:

Enviar um comentário