28 de janeiro de 2014

Outras cozinhas


O Chico é um restaurante de aparência modesta na Avenida da República, em Ferreira do Alentejo. Tão modesta que quase pode passar despercebido a quem passa. Mas O Chico não é um restaurante que espere desconhecidos de passagem. É um restaurante de clientes habituais, que vão passando palavra, aumentando o círculo dos que já ouviram falar dele e que, quando a oportunidade surge, lá vão comer o «porco preto com migas de espargos» ou outra das especialidades do cardápio, para não falar de alguma surpresa que este contenha, e assim ficarem em condições de, por sua vez, passarem a palavra.

Há uma outra qualidade que diferencia O Chico: a garrafeira. Não se esperem quantidades astronómicas de garrafas ou uma diversidade sem limites. É uma pequena garrafeira, mas de qualidade muito acima do que a maior parte dos seus congéneres tem para oferecer, pois é seleccionada e criteriosa.

À mesa d’O Chico tenho conhecido vinhos excelentes, e não muito frequentes, como o Folha do Meio, o Herdade do Pombal (feito com 60% de Aragonês, dividindo-se o resto por Trincadeira, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon – excelente o de 2008 e 2009), o Aromas (sobras de um vinho de Francisco Nunes Garcia para uma empresa entretanto desaparecida) ou o raro Fusão (2008, Herdade das Pias, feito salvo erro com Aragonês, Trincadeira, Alicante Bouschet e Tinta Caiada).

Gosta de comida alentejana? Gosta de comer bem? Gosta de bons vinhos? Vá ao Chico.




Sem comentários:

Enviar um comentário