Confit de pato
Coxas de pato confitadas são uma base para uma refeição diferente, simples, rápida e com algum requinte. Há muitas marcas no mercado, com diferentes patamares de qualidade.
A primeira coisa a fazer é retirar a maior parte da gordura (deliciosa) que conserva as coxas de pato, deixando a quantidade indispensável para posteriormente serem aquecidas numa frigideira. Não é preciso acrescentar condimentos, mas é sempre possível incrementar o gosto com um tempero a nosso contento. Por exemplo: pimenta verde ou rosa, alecrim ou tomilho, um salpico de vinho do Porto ou da Madeira.
Batatas salardaises
A gordura (do pato) retirada serviu para cozinhar um acompanhamento de batatas salardaises.
Cortam-se as batatas, depois de descascadas, em rodelas grossas e uniformes.
Num recipiente adequado, sauteuse, caçarola ou frigideira funda, com a gordura bem quente, deitam-se as rodelas de batata que devem alourar, temperando-as com sal e mexendo ininterruptamente. Quando começarem a ficar douradas, baixa-se o lume e envolvem-se as batatas em salsa e alho picados previamente, aproveitando para acrescentar a pimenta preta do moinho e rectificar o sal. Deixam-se a cozinhar em lume brando, durante 10-15 minutos. Devem ficar estaladiças por fora e macias por dentro.
A experiência foi suficientemente bem-sucedida para suscitar novos ensaios e aperfeiçoamento. No conjunto, o balanço foi positivo.